Os Fundamentos da Umbanda
Por: Ryath (Pesquisado e inspirado por Senhor da Luz Prateada)

A Umbanda  tem em seus fundamentos elementos de diversas religiões, como do Xamanismo, ou  Pajelança, também de religiões Africanas, como o culto aos Orixás, do  Cristianismo, como o sincretismo, do Hinduísmo e do Budismo, como a utilização  de mudras, mandalas e mantras. 
                  A influência  do Hinduísmo e do Budismo é menor, mas existe na Umbanda a corrente dos  espíritos orientais, e também da colônia espiritual do Moscoso, que tem uma  aparência do Oriente e também de espíritos destes locais que ajudam a criar  técnicas de autoconhecimento e autoajuda, principalmente. 

                  Apesar da  Umbanda ter fundamentos de outras religiões, o que acontece é que foram  utilizados, pelos espíritos, conceitos e práticas que não entram em contradição  umas com as outras, então não tem problemas. 
                  Muitas  pessoas da Umbanda, por não saberem onde estudar seus fundamentos, os trazem de  outras religiões, mas quando o fazem, podem trazer elementos contraditórios ao  que já foi estabelecido pelos guias espirituais, e essas contradições realmente  existem, como no Espiritismo, que alega não usar elementos materiais, como  velas, alimentos, plantas, flores, defumação, banhos e etc. coisas que são  fundamentais para a Umbanda. 
                  Os guias espirituais  precisam de elementos, pois, por pertencerem ao Plano Celestial ou Mental, são  muito, muito, muito mais sutis que a energia do Plano Físico em que vivemos, e  uma energia assim tão sutil não absorvemos, então precisa do uso desses  elementos para que os espíritos consigam nos beneficiar, caso contrário dá um  trabalho extremo aos mentores. 
                  Os mentores  são os guias, os espíritos que ajudam em nossa vida e a na dos outros, que já  tem um cargo de chefia e são iluminados. 
                  Então é  importante procurarmos os fundamentos da Umbanda, mas não de outras religiões. 
                  Muitas pessoas  juram de pés juntos que a Umbanda faz sacríficos de animais, mas não faz, pois  ela tem em seus fundamentos um banho de ervas que dá o mesmo resultado, sendo  esse um dos fundamentos da nossa religião Afro-brasileira. 
1-Escrita Mágica
                  Os guias têm  uma forma de trazer energias dos Orixás através de pontos riscados ou da  chamada escrita mágica, mas importaram tantos elementos de outras crenças, que  praticamente essa prática foi abandonada por muitos, por causar confusão. 
                  É importante  irmos atrás do conhecimento já estabelecido pela Umbanda, e resgatar esse  recurso que os guias utilizam tão bem, e que é tão bom. 
2-Deus, Orixás e Entidades
                  Nosso  contato com a Umbanda se dá principalmente com a conversa com entidades  espirituais, mas mesmo sendo seres iluminados que coordenam o trabalho  espiritual, elas são o os mensageiros dos Orixás. 
                  E os Orixás  são fontes vivas que enviam as energias dos de Deus para toda realidade. 
                  Os Orixás  são fontes da energia de Deus, e obedecem a vontade dele. 
                  Muitas vezes  são incorporados Orixás na Umbanda, mas isso é mais difícil, mas o contato se  dá mais diretamente com as entidades. 
                  Todos  trabalhos feitos na Umbanda visam melhorar a vida das pessoas, tirando  sofrimentos ou trazendo coisas boas, mas tudo isso sempre com a evolução  espiritual, e respeitando o livre arbítrio, merecimento e necessidade de cada  um. 
                  Cada  entidade tem uma linha de trabalho, e especialidade dentro dessa linha, e os  espíritos frequentam escolas espirituais para aprender o oficio que fazem, por  mais elevados que sejam. 
3-Velas Coloridas
                  A Umbanda  usa esse recurso, e muito, para beneficiar as pessoas, espíritos ou outras  formas de seres.
                  Esse é um  recurso precioso e muito usado. 
                  Os guias  instruem para que as fabricas façam velas coloridas. 
                  É melhor  usar velas coloridas, desde que saibamos o que estamos fazendo, do que só usar  velas brancas, acredito que porque ela tem um uso mais amplo assim. 
4-Musica, ou Melhor, Mantras
                  As músicas  usadas na Umabanda são sagradas e tem finalidade espirituais e energéticas,  como facilitar e trazer energias para os trabalhos e incorporação mais fácil.
                  Existem  músicas para cada tipo de trabalho, como a dos ciganos, guardiões, médicos,  caboclos, Eres, Pretos Velhos e etc. 
                  Os Mantras  são as magias dos sons.
5-Insenços e Defumações
                  São usados  para os mais diferentes fins, e trazem uma energia muito forte.
                  Entre um dos  usos para a Umbanda de defumação e incenso, é para realizar uma forte limpeza,  que é o que os católicos também falam que utilizam para o mesmo fim esses  elementos. 
6-Médiuns e Cambonos
                  Eles tem uma  função mais ampla do que pensamos, pois utilizando as energias deles se  conseguem muitos fins de ajuda espiritual. 
                  Assim como a  escrita, a música, os incensos, a defumação, os banhos e etc. servem para  extrairmos energias, os médiuns e cambonos também tem uma energia diferenciada,  e são utilizados pelas entidades para ajudar espíritos, consulentes, a casa  umbandista e etc. não deixando de faltar ninguém para ajudar. 
                  Os médiuns  emprestam seus corpos para que os guias o utilizam para beneficiar muitos. 
                  Os Cabonos  são secretários das entidades. 
7-Uso das Guias
                  Nós falamos  muito em guias espirituais, mas agora nos referimos aos colares usados em nossa  religião Afro-brasileira. 
                  Usar colares  ou guias não é só para umbandistas, mas no catolicismo (usam um colar com uma  cruz), no judaísmo antigo, em religiões afrodescendentes, índios e entre  outros.
                  As guias da  Umbanda quando mexidas pelos mentores espirituais, são criados verdadeiros  campos de força invisíveis de proteção, assim como podem ser usados para fazer  limpeza espiritual, é algo muito bom esses colares. 
                  O mentor  espiritual pede para cada pessoa é pedida um tipo de guia diferente. 
8-Plantas e Flores
                  São um  recurso muito usado também, que trazem as energias dos Orixás, além de  enfeitarem e deixarem a casa espiritual muito bonita. 
                  Muitas  religiões usam plantas e flores em seus rituais ou em seus altares, não por uma  questão de beleza, mas para uso energético, pois a Umbanda tem muitos recursos  para ajudar os seres. 
9-Pedras ou Cristais
                  Também são  excelentes elementos com ações mágicas ou energéticas, e cada tipo de pedra tem  funções especificas, assim como cada tipo de flores, plantas, velas e etc. 
                  As pedras  são muito bonitas, mas o importante é seu elemento energético. 
10-Alimentos ou Oferendas
                  Os alimentos  têm uma energia, pois são seres vivos, e essa energia viva, então damos  energias aos Orixás e entidades para termos um benefício em nossa vida. 
                  Frutas,  legumes, grãos, sementes e etc. são seres vivos e tem uma energia que pode ser  utilizada.  
                  O duplo  entérico desses alimentos é utilizado para um beneficio a si ou aos outros, que  são boas ações, pois ajudam. 
                  É importante  sempre sermos gratos a tudo o que os mentores, os Orixás e Deus fazem por nós. 
11-Fumo
                  É um  elemento muito completo em termos de força, podendo ajudar a entidade compactar  todos os tipos de energia que ela pode enviar, beneficiando o consulente, o  médium, o cambono e quaisquer tipos de espirito. 
                  O fumo pode  tanto enviar a energia da entidade, como do Orixá. 
12-Bebida Alcoólica
                  A bebida  alcoólica é um elemento muito energético, dá combustível para muitos tipos de  energias espirituais, assim como um carro que usa álcool.
                  O açúcar é  extremamente energético ao ser humano, e também vem da cana de açúcar, o mesmo  elemento do álcool. 
                  Assim sendo  a bebida alcoólica serve de uso de energia para um trabalho espiritual, não tem  nada a ver com a entidade ser viciada, pois um mentor não é viciado. 
                  Quando uma  entidade usa uma bebida não fica nem o cheiro na boca do médium, pois cada molécula  é usada para o trabalho espiritual. 
                  Porém o  médium não deve beber além do necessário para o que trabalho espiritual  necessita, para que o álcool não fique no seu organismo. 
13-Outros Elementos
                  A Umbanda também  se utiliza de outros elementos, como conchas, areia do mar ou do rio, águas do  mar, do rio e da cachoeira, penas, mandalas ou cabalas, sementes, imagens no  altar, algodão, madeiras, metais, que funcionam como reservatório de energias, fitas,  ponteiros, espadas, punhais, café, guaraná e doces dos Eres, assim como bola de  gude e muito mais. 
                  Assim existe  uma gama muito grande de recursos que os mentores podem utilizar para  beneficiar os outros. 
14-Livros
                  O  conhecimento da Umbanda é enorme, e conta com muitos livros, que é importante  ler e reler, pois só assim para gravar na nossa memória. 
                  Existem  romances espirituais, livros sobre entidades, orixás, sobre fundamentos,  explicando como é a Umbanda e etc. 
                  É sempre  recomendado ler sobre a Umbanda, e nós te convidamos para você se doutrinar em  nosso site, em nossa seção de: Umbanda.
  A Umbanda é muito linda, principalmente  nos Planos Espirituais, só o preconceito que nubla nossa visão. 
  Estude sempre.
  Fica com luz
  Ser de luz
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook